quarta-feira, 18 de abril de 2012

Práticas alimentares saudáveis como determinantes para a promoção da saúde das pessoas


            A alimentação constitui-se em um dos fatores determinantes no processo saúde-doença dos indivíduos, sendo fundamental para ser humano em todas as fases de sua vida, desde o nascimento até a velhice. A alimentação exerce diferentes funções, dentre elas, auxiliar no crescimento e desenvolvimento de tecidos e órgãos, saciar a fome, provendo energia para a efetivação dos processos fisiológicos e atividades diárias, ofertar os diferentes nutrientes indispensáveis a nossa sobrevivência. Além disso, a alimentação, quando associada a um estilo de vida saudável, tende a contribuir para a prevenção de doenças e agravos e manutenção da saúde, bem como contribuir no tratamento e recuperação de indivíduos enfermos.

            Sabe-se que a adoção de hábitos alimentares inadequados, com a presença de gordura e açúcar em excesso, por exemplo, favorece o surgimento de doenças crônicas, como diabetes melittus, hipertensão arterial, obesidade, dentre outras. Neste sentido, a alimentação perpassa uma série de questões, como a qualidade e quantidade dos alimentos, condições de vida, hábitos e crenças das pessoas.

            Alimentar-se bem e de forma saudável não corresponde apenas ao ato de comer pouco e de forma moderada, mas sim comer todos os alimentos de que se necessita diariamente. Desta forma, nas refeições diárias, é recomendado o consumo de alimentos dos diferentes grupos nutricionais, incluindo carnes, ovos, verduras, frutas, cereais, leite e seus derivados (queijo, iogurte, requeijão, entre outros), legumes, pães, massas, doces, feijão, dentre outros. Além disso, é importante lembrar que se deve ingerir em torno de dois litros a água por dia.

            Uma dieta equilibrada torna-se relevante para o bem-estar mental e equilíbrio o emocional dos indivíduos, de modo a melhorar qualidade de vida e de saúde destes, ao atuar na promoção da saúde e prevenção de doenças. Assim, seguem algumas dicas para auxiliá-lo na adoção de hábitos alimentares saudáveis:

            - Comer em pequenas quantidades e várias vezes ao longo do dia, em um intervalo de no máximo quatro horas;

            - Evitar realizar atividades como ler e assistir TV durante as refeições;

            - Comer devagar, com calma, em ambiente tranquilo, mastigando bem os alimentos, é uma forma de auxiliar na digestão, evitando os excessos alimentares;

            - Diminuir o consumo de frituras, sal, açúcares, evitando ainda, as gorduras de origem animal;

            - Ingerir frutas, verduras e legumes diariamente;

            - Praticar exercícios físicos regularmente.



Postado por:
Jaqueline Arboit - Acadêmica do Curso de Enfermagem do CESNORS/UFSM. Bolsista PET Enfermagem UFSM/CESNORS.

Maiara Carmosina Hirt- Acadêmica do Curso de Enfermagem do CESNORS/UFSM. Bolsista PET Enfermagem UFSM/CESNORS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário