terça-feira, 22 de maio de 2012

Acadêmicas do grupo PET Enfermagem UFSM/CENORS participam do 10º Congresso Internacional da Rede Unida no Rio de Janeiro



Nos dias 06 a 09 de maio aconteceu no Rio de Janeiro, o 10º Congresso Internacional da Rede Unida, que contou com a presença das Petianas do curso de enfermagem Andressa Caroline Luft Pilati, Jaqueline Arboit, Rubia Gehlen e Vanessa Fátima Schons, da UFSM/CESNORS. As atividades que o Evento propôs foram baseadas em quatro eixos temáticos: Educação, Trabalho, Gestão, Participação e Rede Unida - trazendo para a cena histórias de ousadia na educação e na saúde.

 A proposta dessa edição do Congresso foi produzir uma rede de encontros, proporcionada pela participação de diferentes atores transformadores da saúde, que partilharam experiências/vivências, incentivaram a educação permanente em saúde e identificaram outras expectativas/perspectivas para atuar. Aliado a isto, o repensar da prática de políticas e da atuação em novos espaços da comunidade, a fim de gerar mudanças em saúde e na formação.

 O Evento foi organizado através de rodas de conversa, távolas, sessões dialogadas, sessões de pôsteres, fóruns, audiências públicas, mostras, entre outras atividades. Com várias mostras e fóruns, esse Congresso também era conhecido como: “Condomínio da Saúde”. Além de visitas às favelas da Rocinha e Complexo do Alemão, nas quais as acadêmicas puderam conhecer a realidade dos serviços de saúde nestes locais.

 Na oportunidade, as acadêmicas apresentaram trabalhos científicos na Mostra de Experiências das Vivências e Estágios na realidade do Sistema Único de Saúde- VER-SUS Brasil e no Seminário Internacional Rotas Críticas IV.

O Condomínio de Saúde constituiu-se: 3º Fórum Internacional de Educação na Saúde; 2º Fórum Internacional de Gestores e Trabalhadores da Atenção Básica/Primária em Saúde; 2º Fórum Internacional de Participação Social em Saúde, Políticas Públicas e Educação Cidadã; 1º Fórum Internacional de Agentes Comunitários de Saúde; 1º Mostra de Experiências Exitosas em Atenção Básica/Saúde da Família; 1ª Mostra de Experiências VER-SUS BRASIL; Seminário Internacional Rotas Críticas IV; Mostra Integrada de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde na Cidade do Rio de Janeiro.




Postado por:

Andressa Caroline Luft Pilati

Jaqueline Arboit

Vanessa Fátima Schons

Rubia Geovana Smaniotto Gehlen

Nenhum comentário:

Postar um comentário