terça-feira, 22 de maio de 2012


Texto publicado no jornal "Cidade Regional" no mês de maio de 2012

COTAS RACIAIS: Inclusão Social ou Preconceito?

    
As universidades públicas e privadas, de modo geral, são vistas como um local para a produção e transformação do conhecimento. Entretanto, essas instituições são protagonistas de uma polêmica que envolve um dos sistemas utilizado para o preenchimento de vagas oferecidas pelos seus cursos, baseado em um Sistema de Cotas Raciais.
O Sistema de Cotas Raciais foi implementado, inicialmente, nos anos 1960, nos Estados Unidos da América com a finalidade de minimizar as desigualdades sociais, econômicas, educacionais e raciais entre brancos, negros e índios. Visto os resultados positivos desta proposta, o Brasil, por meio da Lei Estadual/RJ 3.524/00, de 28 de dezembro de 2000, também passou a aderir este modelo de classificação.  
No Brasil, o Sistema de Cotas Raciais beneficia não apenas pessoas de origem negra, mas também pardos e indígenas. Para se candidatar a uma vaga na universidade pelo Sistema de Cotas Raciais, o candidato precisa assinar um termo auto-declarando sua raça e, as vezes, ainda passar por uma entrevista. Tal medida é um dos fatores que tem gerado grande polêmica em todo o país. Em todos os lugares existem pessoas contra e a favor dessa proposta.
Sabe-se que o Brasil é um país em que a miscigenação entre os povos se encontra fortemente presente. Neste sentido, várias discussões, contra e a favor, são utilizadas no debate do tema ‘Cotas Raciais’.
Há quem diga que o Sistema de Cotas Raciais é um passo importante que o país caminha rumo da igualdade entre sua população, visto que as pessoas mais comprometidas e desfavorecidas por desigualdades sociais, econômicas, educacionais e raciais são compostas, em sua grande parte, por negros, pardos e indígenas. Entretanto, também há quem diga que a utilização do Sistema de Cotas Raciais causa ainda mais desigualdades e discriminação racial, uma vez que somos todos de uma raça só: a humana. Portanto, cabe-nos a refletir: o Sistema de Cotas Raciais no Brasil é uma forma de inclusão social? Ou é apenas mais uma forma de preconceito?
                      
Autoras: Danimara Rocheli Iauer Kister e Rubia Geovana Smaniotto Gehlen 

Nenhum comentário:

Postar um comentário